O prefeito de Alcântara, Anderson Wilker, decidiu não investir recursos do erário na realização do Carnaval deste ano no município da região metropolitana de São Luís. A decisão foi divulgada em nota pública na tarde desta quarta-feira (27) pela Prefeitura. Anderson esclarece que tem direcionado os recursos para áreas prioritárias, como os serviços de saúde, pagamento dos servidores e fornecedores em observâncias aos princípios da responsabilidade fiscal.
Segundo o prefeito foram considerados alguns aspectos de ordem financeira e institucional. Na questão financeira, Anderson Wilker afirmou que a decisão considerou a “forte crise financeira que o Brasil vem atravessando e, consequentemente, os estados e municípos com as quedas acentuadas nas transferências constitucionais”.
Por outro lado, esclarece que a Secretaria de Estado da Cultura não viabilizou recursos por meio de emenda parlamentar ou convênio para despesas referentes à realização da festa, transferindo então o despêndio exclusivamente para o Tesouro Municipal. O prefeito garante que priorizou a aplicação dos recursos em áreas mais sensíveis quais sejam, transporte escolar e insumos na rede hospitalar.