A Prefeitura de São Luís realiza nesta sexta (22) e sábado (23) mais uma ação de bota-fora, desta vez no bairro da Forquilha. Entulhos em geral, incluindo móveis são recolhidos na ação executava pelo Comitê Gestor de Limpeza Urbana.
Mais de 15 mil toneladas de resíduos foram recolhidas este ano em edições do bota-fora, sempre nos fim de semana. A remoção é feita por meio de máquinas e manualmente. Na quinta-feira passada (14), o comitê reuniu moradores na Associação do bairro para organizar o cronograma da ação na região.
Este ano, já foram contemplados o Bairro de Fátima, que recebeu a programação no dia 25 de janeiro, resultado no recolhimento de mais de cinco toneladas de resíduos. Em fevereiro foi realizada uma ação conjunta nos bairros Radional, Vera Cruz e Santa Cruz. Durante os dois dias de programação mais de nove toneladas de resíduos foram recolhidas. Após a Forquilha será a vez do bairro Bequimão receber a ação de limpeza.
“A Política Nacional de Resíduos Sólidos coloca que poder público e cidadãos devem ser parceiros na gestão de resíduos sólidos urbanos. A Prefeitura mantém os serviços de limpeza urbana sendo prestados regularmente, mas a população deve fazer sua parte para garantir a limpeza do bairro e evitar problemas decorrentes do descarte irregular”, afirma Carolina Estrela, presidente do Comitê.
BOTA-FORA
O bota-fora tem início às 8 horas. Agentes de limpeza estarão fazendo o recolhimento dos resíduos volumosos de porta a porta. o comitê solicita que a comunidade colabore, não acumulando lixo no quintal e também não descartando de qualquer maneira em local inapropriado.
Equipes de educação ambiental do Comitê Gestor de Limpeza Urbana e o Cidadão Limpeza Cidade Beleza estarão visitando as casas, informando os moradores sobre os prejuízos para a saúde pública e meio ambiente decorrentes do descarte irregular de resíduos sólidos nas vias públicas.
O Cidadão Limpeza Cidade Beleza fará uma apresentação, onde conversará com moradores, tirando dúvidas sobre os serviços de limpeza urbana e o manejo adequado do resíduo doméstico. A ação também vai incentivar o uso dos Ecopontos.
O que será recolhido?
Eletrodomésticos que não funcionam
Pneus
Móveis fora de uso
Entulho de obras
Resto de poda e capina
O que os moradores devem fazer?
Colocar em sua porta a partir das 8h de sexta-feira tudo aquilo que desejam descartar.