O prefeito de Timon, Luciano Leitoa, decretou situação de emergência no município (decreto n° 022) nesta sexta-feira(5), nas áreas afetadas por inundações e alagamentos decorrentes das fortes chuvas. Ao menos cinco secretarias e a Guarda Municipal foram mobilizadas pela Defesa Civil para prestar assistência às famílias nas áreas urbana e rural. O povoado Piranhas, onde há famílias em risco com a elevação do Rio Parnaíba, recebeu uma força tarefa de todos os órgãos municipais.
Veículos da Superintendência de Limpeza Urbana foram colocado à disposição das famílias desabrigadas no povoado Piranhas. A Associação de Oliveira, no Parque Piauí, será utilizado como abrigo provisório das famílias. Foram distribuídos donativos como colchões e cestas básicas. A secretaria de desenvolvimento social cadastrou as famílias na cota dos prioritários do Programa Minha Casa Minha Vida. Os cadastrados deverão apesentar RG, número do NIS e comprovação de endereço na Secretaria de Habitação para finalizar o processo.
“A água do rio subiu muito e precisei vir pra cá”, conta Francisca Rodrigues, moradora de Piranhas junto com a filha grávida de dois meses. Elas receberam repelentes e remédios para primeiros socorros. Algumas famílias precisaram ser removidas pelo Corpo de Bombeiros com a utilização de balsas. A Defesa Civil e a força tarefa de todas as secretarias municipais continuam acompanhando e monitorando as famílias. Para acionar a Defesa Civil, basta ligar para 86.999110101 ou Corpo de Bombeiros 193.