O prefeito de São José de Ribamar, Eudes Sampaio, foi convidado para ser padrinho do Boi Meu Tamarineiro, sotaque de orquestra, e de mais dois novos grupos: Boi Tesouro de Ilha e Boi do Jaguarema. O ritual bastante aguardado por brincantes, aconteceu na sexta-feira (14) e sábado (15).
A prefeitura faz os últimos ajustes para receber o público durante a temporada do São João oficial. Grande parte das atrações dos arraiais distribuídos pela cidade contam com apoio da Prefeitura Municipal de São José de Ribamar.
As festividades de batizado tiveram início na sexta-feira (15), na Praça da Matriz, em frente ao Santuário de São José de Ribamar, onde o Boi de Tamarineiro, sotaque de orquestra, recebeu as bênçãos religiosas e foi apadrinhado pelo prefeito Eudes Sampaio.
Com um ritmo contagiante campeadores, índias e vaqueiros levantaram o público com belas canções e muita alegria. Na oportunidade, a diretoria da brincadeira agradeceu o prefeito por sua disponibilidade e aceitação em se fazer presente, assumindo o posto de padrinho do boi.
Mais tarde, o prefeito Eudes Sampaio foi recebido pela comunidade da Vila J. Lima, que acompanhando o Boi Tesouro da Ilha, sotaque da ilha, afinaram os pandeirões, capricharam na harmonia de matracas e transformaram a atmosfera da festa no terreiro do boi, que é um dos destaques entres as novas brincadeiras na região.
O prefeito, após participar da solenidade do batizado do Boi Tesouro da Ilha, aproveitou para destacar a beleza da brincadeira e o capricho dos brincantes em cada detalhe, fatores que conferiram ainda um apoio do Sesc (Serviço Social do Comércio) para as apresentações do boi durante o período junino.
Batizado do sábado
No sábado o prefeito Eudes Sampaio foi até a comunidade J. Câmara II, onde participou como padrinho no batizado do Boi do Jaguarema. O batalhão, que tem um dos sotaques mais típicos do estado, surpreendeu ao apresentar o forte soar das matracas e pandeirões, que se entrelaçavam à voz forte e grave do cantador, cheio de emoção ao entoar suas toadas.
Na ocasião, Eudes Sampaio agradeceu o convite dos dirigentes do boi e disse ter se sentido honrado ao ser convidado para apadrinhar a brincadeira, que abrilhantará os arraiais em São José de Ribamar e outras regiões.
“Tem sido uma honra participar de momentos como este, que fortalecem nosso sentimento com a cultura local e demonstram o zelo da nossa gestão com as agremiações folclóricas de São José de Ribamar”, destacou Eudes Sampaio.