O Governo do Estado abre nesta quarta-feira (19) a temporada oficial do São João do Maranhão trazendo mais novidades para encantar turistas e maranhenses. Para o secretário de estado da Cultura, Diego Galdino, é importante manter viva a cultura com tradição e inovação. “Queremos fazer do nosso São João um festejo cada vez mais atraente para todos, valorizando as tradições e a produção artística local, mas também agregando atrativos que possam chamar a atenção para o nosso estado, fomentando o turismo e gerando trabalho e renda”, declarou o secretário.
No Arraial do Ipem (Centro Social dos Servidores do Maranhão, Calhau), a novidade mais esperada é a Vila Cultural, espécie de vila cenográfica que recria a fachada de 8 casas de cultura do estado mais a Igreja da Sé. Os espaços culturais são: Casa de Cultura Josué Montello, Casa do Divino de Alcântara, Casa do Tambor de Crioula, Biblioteca Benedito Leite, Forte Santo Antônio, Museu do Reggae, Palácio dos Leões e Teatro Arthur Azevedo. O ambiente é perfeito para as pessoas fazerem fotos, passeios, e principalmente conhecer o rico universo da história, tradição e cultura do povo maranhense.
O Arraial do Ipem contará com 29 barracas de deliciosas comidas típicas, 11 food truck, 11 bike food, 7 cervejarias artesanais, 30 vendedores ambulantes, e decoração especial com as famosas bandeirinhas mosaicos. A estrutura terá 3 palcos: um principal para shows, outro para atrações folclóricas, e mais o Barracão do Forró, cujo palco será temático com cenário simulando a fachada do Centro Cultural do Engenho de Pindaré-Mirim. O Arraial do Ipem terá ainda espaço exclusivo para programação infantil, onde a garotada poderá se divertir a partir das 17h.
Programação
O São João do Maranhão terá 12 dias de festas com uma média de seis apresentações por noite, de 19 a 30 de junho. Além do Arraial do Ipem e da Praça Maria Aragão, o centro histórico também receberá atrações sempre às sextas-feiras e sábados na Praça Nauro Machado, às quartas na Casa do Tambor de Crioula, e às sextas na Praça dos Catraieiros.
O Arraial da Praça Maria Aragão contará com mais de 100 atrações em 12 dias de festividades. O evento abre nesta quarta-feira, 19, com show do cantor nordestino Alceu Valença, apresentação de bumba boi e grupos culturais.
O evento na Maria Aragão terá ainda, no último dia do arraial, a presença da cantora Elba Ramalho, fechando as festividades juninas nesse espaço.
No arraial do Ipem Chambinho do Acordeon, Santanna, o Cantador e Rita de Cássia são atrações confirmadas. Além dos grupos nordestinos, o espaço terá shows com artistas locais e mais de cem grupos da rica e diversa cultura popular do Maranhão.
Além dos arraiais oficiais, o São João do Maranhão acontece, também, nos bairros da Cidade Operária, João de Deus, Anil, João Paulo, Liberdade, Anjo da Guarda e Largo de Santo Antônio.
Outra atração que faz parte do calendário junino são os festejos tradicionais Encontro de Danças Portuguesas e Manifestações Culturais (28 de junho), São Pedro (29 de junho), São Marçal (30 de junho), Encontro de Miolos de Boi (12 de julho) e Festival de Zabumba (13 de julho). Estes eventos também receberam apoio do Governo do Estado.