Uma edição do Sarau Histórico com tema “O Panteon” acontece nesta quinta-feira, a partir das 19 horas, no Complexo Deodoro. O sarau integra as atividades do programa Reviva Centro, da Prefeitura de São Luís, com o objetivo de garantir uma programação de lazer para ludovicenses e turistas que visitam o Centro Histórico da capital. A iniciativa integra as ações de revitalização e ocupação da área. O programa, com atividades que acontecem até dezembro, inclui atrações como o Arte na Praça e o Passeio Serenata.
Os eventos do Reviva Centro têm o objetivo de promover a valorização da cultura e das riquezas de São Luís, já que, além de repassar a história ao público, leva as pessoas para conhecerem o Centro Histórico. “A gestão do prefeito Edivaldo está fortalecendo a cultura ludovicense por meio de atrações culturais como essa. Ao fazer isso, pretende-se voltar o olhar do maranhense para o seu próprio ambiente, para valorização do que é seu”, observa a secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo.
O Sarau Histórico é um mix cultural de literatura, teatro, música e história que tem atraído o público local e de turistas. Durante o espetáculo, atores caracterizados com roupas de época evocam o passado da cidade, promovendo o conhecimento sobre a história da cidade e suas personagens.
O roteiro do Sarau, que traz o Panteon como tema, conta parte da história de grandes poetas e escritores maranhenses, como Aluísio de Azevedo, Graça Aranha, Gonçalves Dias e Josué Montello. Além da peça teatral da companhia Teoria das Artes, com a presença de personagens como Josué Montello, Gonçalves Dias e Maria Firmina dos Reis, a noite contará ainda com a apresentação do grupo Cantinho do Choro.
A programação do Reviva Centro tem continuidade nesta sexta-feira (9), quando acontece apresentações musicais com o Arte na Praça, a partir das 18h, na Praça Pedro II. As atividades do Reviva se estendem até dezembro com ações como o Passeio Serenata e o Arte na Praça.