O desembargador Tyrone Silva, corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, e a juíza Lavínia Coelho, eleita membro efetivo do órgão, proferir nesta terça-feira (19) palestra sobre democracia, cidadania e importância do voto para alunos do Liceu Maranhense como parte do projeto Voto Jovem, que tem o apoio da Escola Judiciária Eleitoral.
A palestra também servirá para a divulgação da Semana do Jovem Eleitor, que será promovida nacionalmente por toda a Justiça Eleitoral entre os dias 25 a 29 de novembro, cujo objetivo é estimular o alistamento e a participação dos jovens no processo eleitoral.
No Liceu, o TRE-MA, inclusive, instalará posto avançado com 2 kits biométricos para atendimento dos alunos, professores e familiares, que funcionará de 9h às 18h, nos dias 19 e 20 de novembro, onde poderão ser feitas operações como alistamento, transferência e revisão de dados cadastrais, além de emissão de certidões.
Desde que a atual edição do projeto foi lançada, em agosto de 2019, mais de mil alunos já participaram de palestras proferidas por autoridades em escolas públicas e particulares de São Luís. O projeto é coordenado pelo desembargador Tyrone Silva.
Entre as eleições 2018 e 2020, o Regional tinha a meta de alistar cerca de 112 mil jovens com idade de 16 a 18 anos, mas já foram alistados 131 mil, revelam dados da Corregedoria.
As escolas por onde o Regional já esteve foram Liceu Maranhense, Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), Centro Educacional Benedito Leite, Dom Bosco, Marista Araçagy e Almirante Tamandaré.
Para ser atendido no posto avançado do Liceu Maranhense, atenção às recomendações abaixo.
Alistamento (1º título)
– documento de identificação oficial com foto;
– comprovante de residência atual;
– comprovante de quitação com o serviço militar para homens (entre os 18 e 45 anos).
Alteração de dados cadastrais, sem mudança de município
-documento de identificação oficial com foto;
– Comprovante de residência atual;
Transferência de município
– documento de identificação oficial com foto;
– comprovante de residência com pelo menos 3 meses que demonstre ter o requerente domicílio eleitoral na respectiva cidade.
Dúvidas e informações sobre os serviços prestados pela Justiça Eleitoral do Maranhão podem ser tiradas pelo telefone 0800 098 5000 (segunda a sexta, das 8h às 18h).