‘Brincando com o Cordel’ é o título do livro que será lançado nesta sexta-feira (9, na Biblioteca Pública Municipal José Sarney, no Bairro de Fátima. O evento faz parte da finalização da 1ª etapa do projeto de mesmo nome, iniciativa do equipamento de cultura da Prefeitura de São Luís, administrado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult).
A coletânea foi organizada pela cordelista Goreth Pereira, com cordéis de Renato Lucas Pereira Gomes, Maria Eduarda, Mizael Lucas, Maria Vitória, Pedro Henrique, Yasmim de Jesus Araújo, Caio Lucas Santos e Byanca Raquel Pereira Texeira, todos alunos da rede municipal de ensino.
O próximo desafio será publicar um cordel individual, com 32 estrofes. Desta maneira, ‘Brincando com o Cordel’ continuará em 2020. “Nós iniciamos o projeto no começo do ano, com estudantes da U.E.B. São Sebastião, do Bairro de Fátima, com idade entre 6 a 12 anos. Em 2020 continuaremos com estes que já estão e abriremos para que outras crianças da comunidade possam participar. A biblioteca é um centro de informação e cultura que tem por função básica disponibilizar estes saberes, estimular os participantes a conviverem no espaço e também aproximá-los do mundo literário”, destacou a diretora Rita Oliveira.
“Neste primeiro momento fizemos uma iniciação a escrita do cordel, em que eles aprenderam a fazer versos, sobre as métricas, fizeram as estrofes que foram corrigidas e unimos em um cordel coletivo. Para nós é motivo de muita alegria e orgulho estar publicando essa obra, sendo até um incentivo aos familiares de impulsionar estas crianças para alcançarem outros sonhos”, ressaltou a organizadora, Goreth Pereira.
A cordelista também destacou os resultados que a obra está dando. A obra está concorrendo ao Troféu Gonzagão, premiação nacional para literatura de cordel. O Renato Lucas ganhou o prêmio deste ano, representando o Maranhão, e estamos apostando que levaremos nossa cultura e o nome da biblioteca para este reconhecimento no ano que vem”, completou.