Mais de 67 mil estudantes de 161 escolas do Ensino Fundamental da Prefeitura de São Luís farão as provas de língua portuguesa e matemática pelo Sistema Municipal de Avaliação Educacional de São Luís (Simae/SL), a partir desta segunda-feira (2), até o dia 13 de dezembro. Esta é a segunda edição da avaliação somativa do Simae, que visa identificar fatores que possam interferir na aprendizagem, possibilitando que os educadores façam uma autoavaliação e um redirecionamento da prática pedagógica em prol da melhoria da educação de todos os estudantes. O Sistema Municipal de Avaliação foi criado em 2017, dentro da política de Educação implantada pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior, e faz parte do programa Educar Mais.
O secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, explica que o Simae é um instrumento próprio de avaliação da rede municipal, implantado pela gestão do prefeito Edivaldo, que tem por objetivo melhorar o ensino e a aprendizagem em todas as escolas da rede. “Esperamos que todos os estudantes participem, para que juntos possamos melhorar a qualidade do ensino em nossas escolas”, disse Moacir Feitosa.
As provas de língua portuguesa e matemática serão aplicadas em dias alternados para os estudantes do 1º ao 4º anos. Já para os estudantes de 5º ao 9º anos o caderno de provas será um só, contendo 50% das questões de língua portuguesa e as outras de matemática. Todas as escolas farão as provas em um mesmo dia. Há um calendário de aplicação dos testes, que contempla uma média de 25 a 30 escolas fazendo provas diariamente.