SÃO LUÍS – O reitor Natalino Salgado recebeu, nessa terça-feira, 14, a presidente do Consórcio Intermunicipal Multimodal (CIM) e prefeita da cidade de Vila Nova dos Martírios, no Maranhão, Karla Batista; o Diretor Executivo do CIM, Dilton Carvalho; e o coordenador de projetos da Universidade Federal Fluminense (UFF), Marcelo Pompermayer, para tratar da criação do termo de cooperação entre o Consórcio e a UFMA, em parceria com a UFF. Participou também da reunião o representante institucional da UFMA, Arkley Bandeira.
“Essa visita foi de extrema importância não só para o nosso município, mas, principalmente, para o consórcio, que tem buscado, por meio das parcerias, fazer um termo de cooperação técnica com as Universidades e, nesse contexto, a UFMA é extremamente importante. Nós compreendemos que o reitor Natalino tem uma visão ampla e aberta e que está sempre pronto para, junto com os municípios, firmar parcerias que beneficiem a sociedade maranhense”, afirmou a prefeita.
O CIM é um consórcio multifinalitário, que integra 26 municípios, sendo um deles do Estado do Pará. “Os municípios que hoje integram o CIM têm buscado desenvolver projetos e ações para aumentar suas receitas e, principalmente, melhorar o IDH das cidades que integram o consórcio, com base nos 83% dos 26 municípios consorciados, que têm IDH abaixo da média do Maranhão. Portanto pretendemos fazer essa parceria na intenção de que consigamos um escritório de projetos, ou seja, um espaço para elaborar os projetos de maneira mais profissional, utilizando-se do conhecimento técnico da academia, com os pesquisadores se deslocando até os municípios, coletando dados e trocando informações com os técnicos dessas cidades, a fim de que os projetos sejam elaborados com mais precisão e profissionalismo”, explicou a presidente.
O CIM tem por objetivo fortalecer e institucionalizar as relações entre o poder público e as organizações da sociedade civil, com foco em critérios, premissas, procedimentos e metas claras no que se refere ao recolhimento de tributos municipais; pagamentos de compensações socioeconômicas e ambientais; contribuição para o Fundo de Desenvolvimento Municipal – FDM, a ser criado em todos os municípios consorciados; e a contribuição para o Fundo de Desenvolvimento de Mobilidade Urbana – FDMU, que será criado em São Luís.
Segundo o reitor Natalino Salgado, criar o termo de cooperação técnica com a Universidade possibilita trabalhar de forma muito mais contundente as várias questões no âmbito de sua expertise. “Em um primeiro momento, focamos na construção de um escritório de projetos que possa atender aos municípios que estão consorciados e, no segundo momento, já temos um projeto bastante adiantado, no que se refere à construção de projetos que envolvam o saneamento básico, diminuindo a poluição e preservando os recursos hídricos, realizando estudos técnicos nas áreas das bacias hidrográficas”, detalhou o reitor.
Para o reitor, os convênios de cooperação técnica demonstram a importância que a Universidade tem para o estado, principalmente, no que diz respeito à resolução de problemas de diversas naturezas. “A UFMA pode e deve se envolver de forma muito mais presente na problemática do estado, atuando como uma parceira forte dos entes da administração pública”, concluiu.