O juiz aposentado e pré-candidato a prefeito de São Luís pelo partido Solidariedade, Carlos Madeira, recebeu convite de lideranças do segmento cultural da cidade para discutir um plano de governo. O primeiro encontro com representantes da área aconteceu nesta sexta-feira (17), na Casa Barrica, no bairro da Madre Deus.
Além do presidente da Companhia Barrica, José Pereira Godão, participaram da reunião representantes de diversos grupos de Bumba-Meu-Boi, dentre os quais, Boi da Pindoba, Boi da Maioba, Boi de Axixá, Boi Brilho da Ilha, Boi de Leonardo e Boi de Apolônio. As lideranças demostraram entusiasmo com a pré-candidatura de Carlos Madeira, destacando seu envolvimento com as manifestações culturais, sobretudo o Bumba-Meu-Boi.
Em meio às discussões acerca de melhorias para o setor da cultura na capital, as lideranças apontaram algumas questões como diretrizes para a gestão da secretaria municipal de cultura. Entre as diversas ideias apresentadas se destacaram a criação de um calendário de eventos culturais permanente para a cidade; formulação de políticas públicas para a cultura e valorização das manifestações culturais existentes na capital.
O presidente da Cia. Barrica, Godão, apresentou a sugestão de continuidade nas discussões, com a realização de reuniões com os demais setores da cultura, e sugeriu a reativação dos pontos de cultura existentes à época em que o cantor Gilberto Gil estava à frente do Ministério da Cultura.
Madeira agradeceu o reconhecimento e incentivo por parte dos representantes culturais e se comprometeu a estruturar seu plano de campanha com as sugestões apresentadas durante a reunião.
Comunidades
Na Vila Embratel, Carlos Madeira foi recebido por lideranças comunitárias de vários bairros da área Itaqui-Bacanga. Na reunião foi feita uma exposição acerca dos principais problemas enfrentados pelos moradores da região.
De forma unânime, as lideranças enfatizaram a necessidade de atenção do poder público voltadas para áreas como a infraestrutura, saúde, educação e transporte na região. “A região Itaqui Bacanga nunca teve a atenção devida, nós somos praticamente esquecidos”, reclamou o jornalista Mauro Garcia.
O pré-candidato disse que reconhece a importância econômica e estratégica da região, e frisou que pretende resgatar a dignidade e o respeito da população da área Itaqui Bacanga.