Na região Nordeste até agora foram confirmadas seis mortes pelo novo coronavírus, no Ceará e Pernambuco, cada com três. No Maranhão, com 14 casos notificados, ainda não houve nenhum óbito pela Covid-19.
O portal do Ministério da Saúde foi atualizado na noite de quinta-feira, 26, para mostrar 2.915 casos da doença e 77 óbitos em todo o Brasil. Desse total, 457 casos confirmados e 6 mortes foram em estados do Nordeste. Com os 235 diagnósticos cearenses, o Estado tem hoje 8% dos casos de todo o País e 51% dos casos confirmados no Nordeste.
As mortes são de um homem de 72 anos, diabético e hipertenso, de uma mulher de 72 anos, com histórico de doença crônica, e outra mulher de 85 anos, também com histórico de doença crônica. Todos moravam em Fortaleza, tendo o homem sido tratado na rede pública estadual, e as mulheres na rede privada.
Curiosamente, o estado do Nordeste que compartilha o mesmo número de óbitos do Ceará, Pernambuco, só registrou, até agora, 48 casos confirmados da covid-19. O índice fortalece tese que diz que o grande número de casos no Estado é fruto de um processo mais intenso e rigoroso de testagem de pacientes.
Decisão do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) derrubou medida da Justiça Federal do Ceará proibindo pouso de voos internacionais no Estado. A maioria dos voos previstos têm como origem os Estados Unidos, justamente um dos países do mundo que mais registra crescimento no número de casos da doença.
A manutenção de medidas de isolamento social no atual estágio da doença é defendida unanimemente pelos profissionais da Medicina.