Até o próximo dia 31 de maio, o Conexão Cultural exibe cinco apresentações por dia, com performances ao vivo (lives) ou em mídia gravada pelos artistas selecionados. As lives são transmitidas pelo Instagram (@cultura.maranhao) e as já exibidas podem ser vistas a qualquer momento no canal ‘Cultura do Maranhão’, no YouTube.O Conexão Cultural foi uma medida encontrada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma) para fomentar e manter o segmento cultural de shows ativo, mesmo com a pandemia do novo coronavírus.
“É uma iniciativa importante em um momento muito delicado, de incertezas e inseguranças, tanto emocionais, sociais, como financeiras”, ressalta o guitarrista João Simas, contemplado pelo edital.
“A música gera muitos empregos”
Com quase 30 anos de carreira, o músico Tom Cleber participou do segundo edital do Conexão Cultura. Natural de São João dos Patos (MA), o músico estourou nacionalmente em 2003, com o álbum ‘Tom Cleber- Voz e Violão’. Ele elogiou o programa estadual e decidiu que vai doar o cachê em cestas básicas para ajudar músicos.
“Achei uma atitude bastante louvável, porque se a gente for analisar é o grande número de pessoas que dependem da música e agora estão todos aí parados. Em qualquer cidade tem alguém que sobreviva da música. Isso é fato! A música gera muitos empregos”, avalia Tom Cleber.
Em Imperatriz, no Sul do Maranhão, o fotógrafo, diretor, cantor e compositor Jefferson Carvalho já tinha preparado vários trabalhos para este ano, mas o surto de Covid-19 atrapalhou seus planos. Ele vê o Conexão Cultural como um projeto “extremamente necessário” e aproveita a oportunidade para expor um pouco mais do seu atual trabalho musical, que tem influências do Pop, R&b, Soul e Reggaeton.
A segunda chamada do Conexão Cultural previa apenas 50 vagas, mas por determinação do governador Flávio Dino, o Governo do Maranhão garantiu a inclusão de todos os artistas e produtores culturais inscritos no edital.