A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) divulgou nesta segunda-feira (17) as obras literárias de leitura obrigatória do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior – PAES 2021 e o edital referente às normas e procedimentos para solicitação de isenção da taxa de inscrição dos processos seletivos de acesso aos cursos de graduação da instituição, incluindo o PAES 2021.
As obras ‘Macunaíma’, de Mário de Andrade; e ‘Esconderijos do tempo’, de Mário Quintana, serão cobradas no vestibular da UEMA, que será realizado em etapa única por causa da pandemia da Covid-19. A universidade decidiu pela aplicação das provas em dois dias consecutivos: 28 de fevereiro de 2021 (domingo) e 1º de março de 2021 (segunda-feira).
Já o período de solicitação de isenção de taxa de inscrição dos processos seletivos inicia dia 24 de agosto e vai até 18 de setembro.
Pode solicitar a isenção da taxa, o estudante em vulnerabilidade social comprovada, cuja renda familiar não seja superior a dois salários mínimos; além de ter cursado os últimos cinco anos na rede pública de ensino no estado do Maranhão.
Ao acessar o site www.uema.br/isencao, o solicitante deve preencher um formulário on-line e anexar a documentação necessária eletronicamente.
O processo de isenção também abrange, excepcionalmente, a taxa do PAES 2021 para preenchimento de vagas da UEMASUL.
A lista final dos estudantes isentos da taxa de inscrição tem data prevista para ser divulgada em 16 de outubro de 2020. É de inteira responsabilidade do estudante acompanhar a publicação no site da isenção para ter conhecimento sobre o resultado.