Por Moisés Mendes
O Roda Viva entrevista hoje José Bonifácio de Oliveira Sobrinho. Boni reinou durante 30 anos na Globo e fez ou sabe de coisas que os outros fizeram e que sempre escondeu.
Escreveu um livro de 350 páginas com suas memórias, mas não revelou quase nada. Ficou bem com os Marinho e com os parceiros da TV e da política e só contou vantagens.
Abaixo, 10 perguntas que poderiam, mas certamente não serão feitas ao homem que construiu não só o padrão Globo de qualidade, mas também o padrão Globo de manipulações.
1. A Globo consegue derrubar Bolsonaro, ou a família Bolsonaro é que vai acabar com a Globo?
2. Se Bolsonaro não tivesse declarado guerra à Globo, antes mesmo de ser eleito, hoje a Globo não seria amiga de Bolsonaro?
3. Por que a Globo não conseguiu derrubar Michel Temer?
4. O senhor preparou Collor para o famoso debate com Lula na TV Bandeirantes, em 1989. Poderia ter preparado Bolsonaro para enfrentar Lula em 2018, se Moro não tivesse encarcerado Lula?
5. O senhor já admitiu que a edição do debate de 89, que criou uma falsa vantagem para Collor no Jornal Nacional, foi feita por pressão de Roberto Marinho. O que mais Marinho mandava que fizessem contra Lula?
6. A Globo montou um esquema de manipulação da apuração da eleição de 1982 no Rio, para tentar evitar a vitória de Brizola. O senhor já disse que não sabia do escândalo da Proconsult. Como não sabia se era o homem mais poderoso da Globo depois de Roberto Marinho?
7. A Globo fomentou as passeatas contra Dilma e nunca conseguiu incentivar passeatas contra Temer e Bolsonaro, muito antes da pandemia. Por quê?
8. O senhor desfilava ao lado de bicheiros no Carnaval do Rio. Por que hoje a direita não desfila com os milicianos?
9. O que aconteceria se Bolsonaro, numa manobra política, conseguisse fechar a Globo?
10. De que lado o senhor ficou no golpe contra Dilma em 2016 e quem teve o seu voto em 2018?