Medicamente comprovadamente ineficaz no combate e prevenção contra a Covid-19, o vermífugo Ivermectina vem sendo prescrito por médicos da Unidade de Pronto Atendimento do Araçagi, para pacientes infectados pelo novo coronavírus. A unidade faz parte da rede hospitalar do governo do estado. Da equipe de médicos da UPA, Dr. Neliane Franco Mendes carimba a receita antes de orientar o paciente com diagnóstico positivo a se tratar em casa.
Usada na África e América Latina há 40 anos como vermífugo, segundo o próprio fabricante, a Ivermectiva não tem eficácia no combate a covid-19. O remédio é indicado para tratamento de pacientes com verme.
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Araçagi, na Região Metropolitana de São Luís, passou a ser também uma das unidades de referência para o atendimento inicial a casos suspeitos da Covid-19. Além da unidade, as UPAs do Parque Vitória e Vinhais também são exclusivas para pacientes que apresentam sintomas gripais.
No país, muitos pacientes que ocupam leitos de Unidade de Terapita Intensiva confessam que tomaram a medicação como medida preventiva contra o coronavírus ou quando apresentaram os primeiros sintomas da doença. Da mesma forma, pacientes utilizam a cloroquina como automedicação. Mais de 5 mil pessoas morreram no Maranhão vítimas da covid-19.
O tratamento precoce e cloroquina são defendidos pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e seus apoiadores. No entanto, dezenas de estudos indicaram que a substância não tem eficácia no tratamento contra covid e que não há remédios que façam efeito no tratamento precoce. Normalmente, a cloroquina é usada no tratamento de doenças como lúpus e artrite reumatoide.