O Grupo de Estado em Literatura Maranhense, Gelma, e a Universidade Federal do Maranhão, Ufma, realizam no período de 22 a 25 de março o Simpósio de Literatura Maranhense com o tema “A produção maranhense em foco: a escrita, o espaço e o tempo”. Todas as atividades serão desenvolvidas por meio da plataforma Google Meet no mettgoogle.com/dhg-oxsr-qjh.
A palestra de abertura, dia 22, às 9 horas, será ministrada pelo professor Ricardo Leão (UENP). No mesmo dia (veja programação) o professor Carlos Augusto de Melo (UFMG) fará palestra com o tema “Uma narrativa literária a várias mãos maranhenses – a propósito da novela coletiva A Casca da Caneleira (1866)”. O café literário do primeiro dia da programação contará com a participação dos escritores Antonio Ailton e Luiza Cantanhêde.
No dia 23, a programação será aberta com a palestra sobre “Literatura Maranhense e História”, com participação de Henrique Borralho (UEMA), Christiana Navarrete Tomolei (UFMA) e Dino Cavalacante (UFMA). Os escritores João Ewerton Neto e Bruno Tomé Fonseca participam do Café Literário entre 17 e 18 horas.
A escrita de si no Maranhão é o tema da palestra do dia 24 de março, com participação dos professores Márcia Manir Miguel Feitosa (UFMA), Renata Ribeiro Lima (UFMA) e Mauro César Vieira (PGLetras/UFMA). No Café Literário tem a participação dos escritores Kissyan Castro e Carvalho Júnior.
A mesa redonda de número 3 sobre a Poesia Maranhense contará com a participação de Rafael Quevedo (UFMA), Waldeilson Silva Miranda (UFMA), Samara Santos Araújo (UFMA) e José Neres (AML). “A presença da Mulher na Literatura Maranhense” será o tema da mesa redonda 4 com participação de Dinacy Mendonça Correa (UFMA), Dilercy Adler (ALL) e Régia Agostinho da Silva (UFMA). O Café Literário conta com Dorinha Marinho e Linda Barros.
No último dia da programação, dia 26, a mesa redonda tratará sobre “Literatura e memória: a cidade e o homem” com presença dos professores Silvana Pantoja (UEMA),Rita de Cássia Oliveira (UFMA), Paloma Veras Pereira (SEMED), Flaviano Menezes (IESMA). A lírica maranhense encerra o evento com participação de Salgado Maranhão, Ricardo Leão e José Neres.