A banda maranhense Afrôs, predominantemente formada por mulheres, prepara excursão nacional para o mês de novembro. No Rio de Janeiro, onde se apresenta pela primeira vez, Afrôs vai apresentar seu próximo álbum ‘Ajé’.
O trabalho trará a música ‘Carne Crua’, de Cris Campos, com a participação da cantora e compositora maranhense Rita Beneditto. O disco é uma homenagem a artista maranhense Ana Duarte, assassinada em março de 2016.
Nesta quinta-feira (31), a Afrôs realiza campanha para levantar os valores dos custos da excursão no Sinuca Bar, no Centro na festa de halloween com participação de Núbia, Bailão dos Fuleiros com Tiago Máci, Paulão e Totti Moreira, e da Baré de Casco.
As músicas do novo show da banda evocam as mulheres de ofício e lideranças femininas, bem como divindades das religiões de matriz africana, no diálogo do feminismo contemporâneo com feminino sagrado.
Os tambores ecoam as sonoridades do tambor de crioula, bumba-meu-boi de sotaque de baixada, zabumba e ilha; cocos, tambor de índio,afrobeats e suas ressignificações quando comunicam com as pedaleiras, guitarra e contrabaixo.
Trajetória
Com 12 anos de trajetória, Afrôs é uma banda autoral de São Luís, que pesquisa e trabalha com a música afro-brasileira residente no Maranhão e Nordeste, em diálogo com os caminhos contemporâneos sonoros e criativos da música mundial.
Na linha de frente estão a voz e percussão de Cris Campos, Fernanda Preta, JâniaLindoso (Tchubei), Melannie Carolina, Tieta Macau, Hugo César, Thierry Castelo, Zequinha Moura.