A 2ª etapa do projeto Amazônia das Artes tem continuidade em São Luís (MA) trazendo ao público maranhense espetáculos, debates, exibições, lives, além de um Fórum Audiovisual. A programação, em formato virtual, que teve sua primeira etapa no mês de maio, segue seu curso. O Maranhão participa com dois representantes: a Cia. MiraMundo Produções Culturais e a artista plástica Marlene Barros.
A programação teve início, no dia 04 de julho,, com a Exposição “Eu tenho a tua cara”, da artista Plástica maranhense. Adaptando sua apresentação ao atual cenário de pandemia, a exposição virá em formato virtual.
A exposição é um trabalho criado a partir de fotografias de rostos de várias mulheres onde a artista cria novas imagens, novos rostos, que causam estranhamento e inquietação em quem observa pelo seu poder de instigação e de subversão causada pela troca dos olhos e das bocas de cada uma, onde são costurados os pedaços de umas nas outras. Um rosto que se qualifica enquanto grotesco, pois a imagem dessa costura também nos transporta para outra imagem ligada a costuras dos corpos de mulheres que sofreram ou sofrem algum tipo de violência.
Marlene Barros é uma artista cuja trajetória é marcada pela vontade de experimentar. Utilizando uma variedade de materiais, ela aborda temas ligados ao universo da mulher.
Outra artista que também representa o Maranhão no projeto é Michelle Cabral. Há 25 anos, Michelle Cabral interpreta a palhaça Palita Presepada, e nesta etapa estará apresentando os espetáculos: Palita Arruaçando, Palita arruaçando– processos de criação e Cabaré da Palita. As apresentações trazem aventuras e histórias da palhaça mais presepeira do Maranhão, além de apresentar ao público todo o processo de criação do espetáculo Palita Arruaçando.
Sesc Amazônia das Artes
O Sesc Amazônia das Artes é uma rede de intercâmbio das artes e da cultura, que cria laços e fortalece a criação artística, dando visibilidade para as potencialidades que aparecem no cenário cultural da Amazônia Legal e do Piauí, tornando-se um instrumento de transformação e de desenvolvimento da produção artística da região. Realizado em formato de mostras, o projeto oferece acesso a produtos culturais de forma gratuita, com apresentações e capacitação em diferentes áreas artísticas como Artes Cênicas, Música, Audiovisual, Literatura e Artes Visuais.
10/08 (Terça-feira)
18h – Exibição
– Passar uma chuva/AP (Aron Miranda) / 18min
– Dias no Aterro/AC (Dhárcules Pinheiro – Mil Acre Filmes) / 23min
Youtube (Sesc Maranhão) – via inscrição
19h – Debate audiovisual – Sesc Amazônia das Artes com Rose Panet/MA
Microsoft Teams
11/08 (Quarta-feira)
18h – Exibição
– Nossas histórias no muro: mulheres e arte nas fronteiras Brasil –
Venezuela/RR / 6min
– Rio Riso Desafio/PI (Jové Montuchô) / 23min
Youtube (Sesc Maranhão) – via inscrição
19h – Debate audiovisual – Sesc Amazônia das Artes com Rose Panet/MA
Microsoft Teams
12/08 (Quinta-feira)
18h – Exibição
– Nazaré Encantada/RO / 1h30min
19h – Debate audiovisual – Sesc Amazônia das Artes com Rose Panet/MA
Microsoft Teams
13/08 (Sexta-feira)
9h às 12h – Oficina de animação com Beto Nicácio/MA
Microsoft Teams
16h – Vídeo diálogo Práticas de Produção Quilombola em Audiovisual
(TV Quilombo Rampa)
Youtube (Sesc Maranhão) e Instagram Sesc (@sesc_ma)
14/08 – (Sábado)
9h às 12h – Oficina de animação com Beto Nicácio/MA
Microsoft Teams
16h – Articulação e produção audiovisual, com Jessica Lauane e Nádia de Cássia (integrantes do Fórum audiovisual negro do Maranhão)
Live Instagram Sesc: @sesc_ma