Arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler foi eleito nesta segunda-feira (24/4) o novo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Até então vice-presidente, o religioso comandará a entidade no quadriênio 2023 – 2027. A eleição aconteceu no início desta tarde, quando Dom Jaime foi eleito por maioria simples durante a 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional de Bispos do Brasil no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.
Dom Jaime afirmou que espera realizar um trabalho à altura do que é a Conferência na história do Brasil. “Eu acolho a eleição com muita humildade, tanta simplicidade com temor, e tremor, mas orientado pela fé, pela fé de quem conduz a igreja é o nosso senhor, não somos nós. É com esse espírito que me coloco à serviço dos próximos 4 anos da nossa Conferência.”
A sessão desta segunda-feira também foi marcada pela apresentação do balanço sobre a Campanha da Fraternidade 2023; o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS); além de informes das Comissões para a Amazônia e de Mineração e Ecologia Integral.
Urnas eletrônicas
A votação foi realizada em urnas eletrônicas por um sistema desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia de Informação da CNBB. Foram instaladas 17 urnas no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, cada uma com dois bispos responsáveis, um presidente e um secretário, para garantir o sigilo e a privacidade dos eleitores no processo de votação.
Sobre Dom Jaime
Dom Jaime Spengler nasceu em 6 de setembro de 1960, em Gaspar (SC). Ingressou na Ordem de São Francisco (Franciscanos) em 1982, pela admissão no Noviciado na cidade de Rodeio (SC). Cursou Filosofia no Instituto Filosófico São Boaventura, de Campo Largo (PR), e Teologia no Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis (RJ), concluindo-o no Instituto Teológico de Jerusalém, em Israel.
Fez doutorado em Filosofia na Pontifícia Universidade Antonianum, em Roma, e atuou dentro da Ordem dos Frades Menores em diversas missões e cidades do país até 2010, quando foi nomeado pelo Papa Bento XVI como bispo auxiliar da arquidiocese de Porto Alegre. No quadriênio de 2011 a 2015, foi membro da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenado e a Vida Consagrada da CNBB. Em 2015, foi eleito presidente desta comissão. Dom Jaime Spengler foi eleito primeiro vice-presidente da CNBB em maio de 2019.