Movimentos populares se preparam para atos em defesa da democracia em todo o Brasil neste sábado (23). As manifestações são organizadas pelas Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo e contam com apoio de centrais sindicais e partidos progressistas.
Pouco mais de uma semana antes de aniversário de 60 anos do golpe militar de 1964, os participantes pedirão punição para os golpistas do 8 de janeiro de 2023, além de entoar o lema “Ditadura nunca mais“. Haverá também protesto contra o genocídio do povo palestino promovido por Israel na Faixa de Gaza.
Serão pelo menos 21 atos em todo o Brasil. Mobilizações também devem ocorrer fora do país, como em Lisboa (Portugal), marcada para a manhã deste sábado (23).
Diferente de outros momentos, em que São Paulo ou Rio de Janeiro sediaram as maiores mobilizações, o principal ato será na capital da Bahia, como explica Rud Rafael, integrante da coordenação nacional da Frente Povo Sem Medo.
“Salvador foi escolhida por ser uma capital importante do Nordeste. As frentes optaram por trabalhar essa simbologia de um Brasil que está mais descentralizado. A realização de mais de 20 atos também aponta para isso”, afirma.