Patapsco é um nome indiano que alguns traduzem como remanso. O remanso formado pelo rio Patapsco na sua foz na baía de Baltimore (no estado de Maryland, EUA) foi abalado esta terça-feira por volta da 1h30 (mais cinco horas na Espanha peninsular) pela colisão de um grande cargueiro contra um pilar da maior ponte da cidade, a Francis Scott Key. A infraestrutura ruiu imediatamente quando um grupo de trabalhadores trabalhava no local para consertar buracos, que caíram nas águas geladas do rio no desabamento, segundo as autoridades. Equipes de emergência resgataram duas pessoas e procuram outras seis desaparecidas. Embora a ponte estivesse aberta ao tráfego e as autoridades inicialmente acreditassem que alguns carros tinham caído, análises posteriores parecem indicar o contrário. Segundo depoimentos recolhidos pela mídia local, as pessoas desaparecidas são de El Salvador, Guatemala, Honduras e México, e vivem em Dundalk e Highlandtown. Têm entre 30 e 40 anos, têm cônjuge e filhos.
A ponte é uma rota estratégica que liga duas partes da cidade de Baltimore sobre o rio Patapsco. Costuma ser muito movimentado, com uma média de 33 mil veículos por dia, mas dada a hora do acidente quase não havia trânsito. O número exato de possíveis vítimas é desconhecido neste momento. A temperatura ao redor do porto de Baltimore era de -1 grau e a temperatura da água estava em torno de oito graus, capaz de causar hipotermia rapidamente.
O porto, fechado
Jill Driver observou a ponte desabada com o navio embutido em Stoney Beach. “É de partir o coração, especialmente por causa das pessoas que caíram, mas também pela forma como isso nos divide. Eu trabalho do outro lado do rio, tenho família lá e agora estamos bem mais longe: antes demorava cinco minutos para atravessar e agora serão 45 minutos, é terrível. Foi uma ponte muito importante para a comunidade. Além disso, agora o porto está fechado e Baltimore vive do porto”, disse ele.
Foi uma manhã dramática na cidade. “Por volta das 3h50, nossa primeira unidade chegou ao local e relatou o colapso total da Key Bridge”, disse o chefe dos bombeiros, James Wallace. “Também recebemos informações na época de que provavelmente havia várias pessoas na ponte quando ela desabou. Conseguimos tirar dois da água. Um indivíduo recusou ser tratado ou transportado. Essa pessoa não ficou ferida. No entanto, houve outro indivíduo que foi transportado para um centro de trauma local e que se encontra em estado muito grave”, acrescentou Wallace, que detalhou que as equipas de resgate procuravam sete pessoas, embora o número tenha sido posteriormente reduzido para seis.
“Esta é uma tragédia inimaginável”, disse Brandon Scott, prefeito de Baltimore. Ele disse que as imagens do acidente “pareciam algo saído de um filme”. O chefe de polícia, Richard Worley, garantiu que não há o menor indício de que o acidente possa ter sido intencional. O FBI também descarta isso.
O grande navio responsável pelo acidente é o Dali , cargueiro de bandeira de Singapura, com 300 metros de comprimento e 48,2 metros de largura. O navio já sofreu um acidente no porto de Antuérpia há alguns anos devido a um erro de pilotagem. Nesta ocasião perdeu propulsão e notificou as autoridades portuárias, conforme confirmado pelo governador de Maryland, Wes Moore. Ele ficou à deriva e apenas 30 minutos depois de partir para uma viagem de quase um mês, sua jornada terminou catastroficamente.
De acordo com o registo do navio disponível no site especializado Marine Traffic , o destino previsto do Dali era o porto de Colombo, capital do Sri Lanka, onde teria chegado no dia 22 de abril. A gigante dinamarquesa de logística e transportes Maersk informou que contratou o cargueiro para realizar aquela rota. O acidente causou o bloqueio do porto.
A polícia de Baltimore indicou inicialmente que vários carros haviam caído no rio, embora mais tarde as autoridades tendessem a acreditar o contrário. As autoridades acreditam que oito trabalhadores que realizavam trabalhos de manutenção nas infra-estruturas caíram no rio, dos quais seis continuam desaparecidos. O navio que colidiu com a ponte, sobre a qual caiu parte da estrutura, ainda no convés, pegou fogo parcialmente, mas o fogo foi controlado.
De acordo com imagens gravadas por uma webcam do Porto de Baltimore , o Dali , antes de tentar passar por baixo da ponte para dentro da baía, manobrou para virar. O cargueiro navegou para o interior, virou-se para mudar de direção e seguiu em direção à ponte. Então, perdeu a propulsão e seguiu direto para um dos pilares. Pela grande coluna de fumaça que saiu da chaminé, parece que o Dali tentou evitar o impacto a toda velocidade no último momento. Pouco antes do acidente, as luzes do navio se apagam e ele atinge a infraestrutura.
A Francis Scott Key Bridge, também originalmente conhecida como Outer Harbour Crossing (até ser renomeada em 1977) ou simplesmente como Key Bridge ou Beltway Bridge, é uma ponte contínua de treliça em forma de arco de aço que atravessa o baixo rio Patapsco e o Outer de Baltimore. Harbor e faz parte da Maryland Route 695 em Baltimore. Seu nome atual foi uma homenagem ao autor da letra do hino dos Estados Unidos, The Star-Spangled Banner.
O vão principal, de 366 metros, foi o terceiro mais longo do mundo e o mais longo da área metropolitana de Baltimore. A ponte tinha comprimento total de 2.632 metros e era utilizada por cerca de 11,5 milhões de veículos anualmente. Grande parte do tráfego que atravessa o rio para cruzar Baltimore na rota entre Washington e Filadélfia atualmente o faz através de um túnel com pedágio sob o fluxo do Patapsco, mas muitos outros optaram por esta rota.
“Estou em choque. Fazia parte da minha paisagem cotidiana”, disse Keri Johnson, 46, moradora da margem do rio, na terça-feira. “Usei de vez em quando, mas é uma ponte por onde passam milhões de carros todos os anos, vai ter um impacto enorme na comunidade e na economia da cidade. Felizmente, nenhum dos meus entes queridos estava na ponte”, acrescentou.
“Vamos reconstruir esta ponte juntos”
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, compareceu à tarde para garantir que irá propor que o governo federal financie integralmente a reconstrução da infraestrutura. “Vamos reconstruir esta ponte juntos”, disse ele. Ele pediu ao Congresso que apoiasse essa iniciativa.
Biden, cuja residência familiar fica em Wilmington (Delaware), afirmou que era um usuário regular da ponte que desabou. O presidente explicou que as tarefas mais urgentes são as de resgate, depois as de desbloqueio do porto com a retirada dos restos da ponte e, a seguir, a reconstrução da estrada. O presidente garantiu que viajará para Baltimore assim que puder.