A peça Paixão de Cristo, encenada no município de Barra do Corda, completa 40 edições em 2023. A peça foi montada pela primeira vez em 1979 pelo idealizador, ator, artista plástico e diretor Domingos Augusto (Du Maranhão) que interpretará mais uma vez Jesus Cristo na montagem. Quando pensou na montagem da peça religiosa, Domingos Augusto buscou uma ação de combate às drogas entre o público jovem.
“É uma demonstração de força do teatro barra-cordense”, mensura o secretário de cultura do município, Leocádio Cunha.
Por duas vezes o espetáculo, considerado um dos maiores a céu aberto no interior do Maranhão, deixou de ser montado por total falta de apoio. Nos anos de 2020 e 2021 também não houve espetáculo devido ás restrições de combate à pandemia do novo coronavírus.
O elenco conta ainda com Juraíza Bílio, também responsável pelo figurino da Paixão de Cristo.
Estações
O espetáculo tem início na Praça Melo Uchoa, no centro da sede de Barra do Corda, onde é montado um palco. Este ano também haverá uma arquibancada montada para receber o público. Segue depois pelas ruas da cidade até o Arco do Calvário, percorrendo depois as 15 estações até o alto do morro onde foi erguida a igreja Nossa Senhora das Dores.
O caminho é um projeto executado pelo frei Adriano de Zanica entre as décadas de 30 a 40 do século 20 em Barra do Corda. Em 2022, a pintura foi restaurada e ganhou quadros do artista plástico Kerson Almeida.