O Boi Caprichoso é bicampeão seguido do Festival Folclórico de Parintins 2023. Com o tema “O brado do povo guerreiro”, o bumbá azul e branco repete o feito do ano passado ao vencer de novo o Boi Garantido.
O bicampeonato encerra a administração do presidente Jender Lobato. “É um aperto muito grande no peito. Está chegando ao fim um ciclo no qual nós começamos um projeto de reorganização do Caprichoso. E, ao mesmo tempo, conseguimos deixar o Caprichoso num patamar que a galera se apaixonou”, disse Lobato durante a última apresentação do boi, na madrugada desta segunda-feira (3).
O Festival de Parintins começou na última sexta-feira. Neste ano, foi realizado nos dias 30 de junho e 1º e 2 de julho. A ordem de apresentação dos bois para o primeiro dia é definida por sorteio. Cada boi tem duas horas e 30 minutos para se apresentar em cada noite.
O Caprichoso venceu a primeira e a terceira noite de apresentações e o Garantido foi melhor no sábado (1º), a segunda noite. A diferença foi de apenas dois décimos: 1.259 pontos do boi azul, contra 1.258,8 do vermelho. Com o título, o Caprichoso soma 25 conquistas. O Garantido tem 32.
A decisão do boi vencedor é feita por 10 juízes. O presidente da comissão de júri e três julgadores avaliam o Bloco A, que possui sete itens. O Bloco B e o Bloco C também são avaliados por três avaliadores cada, cada um com sete itens específicos. Já a apuração aconteceu na tarde desta segunda-feira (3).