Estão avançando as tratativas entre o prefeito Eduardo Braide (PSD) e o depuado federal Aluisio Mendes (Republicanos) sobre a participação do partido do parlamentar em indicações do quadro de secretários da prefeitura de São Luís.
Na mesa de negociação estão três pastas da gestão de Braide. A Educação, hoje sob o comando de Carolina Salgado, estaria nesse jogo em que o prefeito de São Luís se arma para enfrentar adversários no seu plano de reeleição em 2014. Carolina Salgado tem relações estreitas com Braide e deverá ser mantida no quadro da gestão.
O Republicanos de Aluisio Mendes está no espectro dos partidos do centrão atraídos para a base de apoio ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Aluisio é um adversário ferrenho do partido no Congresso e no Maranhão, embora mantenha relações amistosas com petistas como demonstrado recentemente no episódio da reintegração de posse em Zé Doca. Documento adquirido junto ao Incra-MA, dirigido no estado pelo ex-deputado federal Zé Carlos (PT), municiou o deputado contra seu arquiadversário Josimar Maranhãozinho, irmão da prefeita do município que reclamou a reintegração de posse da terra do assentado Manoel França dos Santos.
O Republicanos emplacou o deputado federal Silvio Costa Filho (PE) no Ministério dos Portos e Aeroportos. O partido conta com 41 deputados na Câmara Federal e quatro senadores. Aluisio Mendes segue criticando sistematicamente o ministro da Justiça, Flávio Dino. No governo Lula, o deputado está entre os recordistas no recebimento de emendas.
Nos bastidores, peremence um suposto apoio do governador Carlos Brandão (PSB) à Braide. O partido atual de Brandão tem no deputado federal Duarte Júnior como candidato natural.