A partir de abril de 2022 o Maranhão deve estabelecer outra relação com o presidente Jair Bolsonaro. Pelo menos foi o que deixou transparecer o vice-governador Carlos Brandão (Republicanos) durante encontro com o deputado federal Arthur Lira (Progressistas – AL), candidato à presidência da Câmara Federal com apoio de Bolsonaro.
“Nós temos que marchar juntos, governos municipais, estaduais e federal, e o deputado Arthur Lira tem toda essa capacidade, habilidade de fazer a ponte entre o governo federal e os governos do estado para nos ajudar”, disse Brandão. Arthur Lira veio pedir apoio à sua candidatura.
Com as férias do governador Flávio Dino (PCdoB), adversário político de Bolsonaro, Brandão é governador interino até dia 15 de janeiro. Ao se desincompatibilizar em março de 22, Dino abre vaga para o vice assumir o mandato.
Recém empossados secretário de estado, os deputado licenciados Márcio Jerry e Rubens Júnior, ambos do PCdoB, estiveram presentes no encontro que contou com a participação dos deputados federais André Fufuca (PP), Gil Cutrim (PDT), Pastor Gildenemyr (PL), Cléber Verde (Republicanos), Josivaldo JP (Podemos) e Dr. Elisabeth Gonçalo (Republicanos).
Dr. Gonçalo, irmão do prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo; e Gastão Vieira (PROS) são suplentes dos deputados do PCdoB na Câmara, e devem votar para Lira na eleição secreta.