A Câmara Municipal de São Luís criou durante realização de audiência pública, na sexta-feira (22), a Frente Parlamentar em defesa da Cultura e Turismo. A frente como propósito promover melhorias para o desenvolvimento da atividade turística e cultural de forma sustentável, além de fortalecer a imagem de São Luís, dando visibilidade ao calendário de eventos do município, e desenvolver formas inovadoras de atuação na promoção turística.
Desde o ano de 2016, o Observatório do Turismo vêm realizando pesquisas em ação conjunta, entre a Secretaria de Estado do Turismo (SETUR), a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Prefeitura de São Luís, Instituto Federal do Maranhão e SEBRAE.
Foram realizadas duas pesquisas de demanda: uma, durante a alta temporada, em janeiro de 2019; outra, durante o Carnaval, em março de 2019. Foi constatado que São Luís teve um crescimento de 2,89%, comparado ao mesmo período do ano anterior.
O vereador Estevão Aragão, autor do requerimento que originou a Frente Parlamentar, destacou que o setor turístico possui potencial, na geração de emprego e renda, em todas as regiões da capital e do Estado. “A economia de São Luís e do Maranhão carece dessa ampliação destes setores uma vez que, ambos possuem todas as condições para que isso ocorra. A criação da Frente será um importante instrumento de incentivo e mobilização, no fortalecimento das políticas voltadas para esses dois segmentos, com atuação na capital, mas que crescem de forma tímida”, explicou o parlamentar.
De acordo com o texto, será de competência da Frente propor e debater a legislação voltada à consolidação e ampliação das políticas de cultura e turismo de São Luís. Também deve articular cidadãos e entidades interessadas em criar mecanismos de participação e interação das diferentes manifestações culturais, bem como propostas que viabilizem o desenvolvimento do Turismo, e promover encontros e debates em apoio à elaboração de um Plano Municipal de Cultura e Turismo. Além disse poderá propor a discussão sobre legislação voltada à consolidação e a ampliação das políticas voltada para o setor.
Participaram da audiência, os secretários de Estado do Turismo, Catulé Júnior; e municipal de Turismo, Maria do Socorro Araújo; o superintendente do IPHAN-MA Maurício Itapary, ; os presidentes da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-MA), João Antônio Barros Filho, do Sindehotéis, Antônio José Bittencourt Albuquerque Júnior, e da Federação das Entidades Folclóricas e Culturais do Estado do Maranhão, Antônio Fausto Silva.