Depois de estrear no horário eleitoral fazendo duras críticas à remoção com uso de forças policiais de comunidades tradicionais na zona rural de São Luís , o. candidato a vereador pela Federação Brasil da esperança, Honorato Fernandes (PT) recuou, desviando suas críticas à redução da zona rural no bojo do Plano Diretor.
No horário da propaganda eleitoral, o ex-vereador de São Luís, usou imagens da retirada de moradores da comunidade Cajueiro. A remoção das moradias se deu no processo de instalação do Porto São Luís, projeto chinês que trocou de mãos antes do término das obras.
A ação policiais contou com apoio da Secretaria de Estado de Segurança no Governo Flávio Dino. Ex-candidato a vice-prefeito em 2020 na chapa encabeçada pelo deputado federal Rubens Pereira Júnior, na época filiado ao PCdoB, Honorato tramou nos bastidores a indicação de Angela Passinho como vice de Duarte Jr. Passinho desistiria depois diante das ameaças de esvaziamento de alas do PT insatisfeito com o ardil do presidente do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores.