A Polícia Rodoviária Federal – PRF em parceria com a Polícia Civil do Maranhão – PC/MA e o Grupo de Repressão ao Crime Organizado – GRECO/PI, apreenderam várias cargas roubadas em quatro estabelecimentos comerciais nos estados do Maranhão e Piauí, sendo um na cidade de Caxias (MA), um em Timon (MA) e dois em Teresina/PI.
Durante a ação, que se iniciou na sexta-feira (15) e terminou na segunda-feira (18), foram conduzidas para polícia civil 05 pessoas. Foram detidos dois caminhoneiros que transportavam as mercadorias e três responsáveis pelos estabelecimentos onde as cargas foram apreendidas.
Tudo começou com uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal às 13h30, no Km 585 da BR 316 nas proximidades do Povoado Brejinho no município de Caxias(MA). Ao abordarem o caminhão baú VW/7.100, conduzido por um homem de 25 anos, e iniciarem a entrevista com o condutor do referido veículo o mesmo demonstrou nervosismo e após ser indagado do que estaria sendo transportado informou que seria Leite em Pó, na quantidade de 400 fardos de 10 kg cada.
Solicitado a documentação fiscal do produto o motorista informou que não possuía. A equipe, suspeitando da origem do produto, o conduziu até a cidade de Caxias para fazer as devidas consultas do veículo, condutor e carga nos sistemas. Na cidade perceberam que a carga transportada era semelhante a uma carga subtraída, mediante violência, em Imperatriz (MA) no dia 13 de fevereiro conforme B.O 141/2019, 5ª DP de Imperatriz.
A equipe manteve contato com a empresa responsável pela fabricação do produto LeiteSol tendo a mesma confirmado que aquela mercadoria pertencia ao lote que fora roubado. As equipes da PRF e Polícia Civil se dirigiram até o galpão, lá chegando não foi encontrado ninguém, mas havia vestígios de que pessoas estiveram ali momentos antes da chegada da polícia.
No galpão foram encontrados diversos produtos de higiene e alimentícios de várias marcas, entre elas: cremes da Skala cosméticos, achocolatado da Nestlé, vodka e cachaça da Pirassununga, fraldas da Pompom e Bigfral, produtos Quero, produtos Olé, café Canaan e Odebrech, desodorantes Rexona, panetones SMART e etc. As equipes estimam que haja em torno de 70 toneladas de produtos e um valor global de mais de R$ 2.000.000,00 (Dois milhões de reais) em mercadorias, quantidade essa e valores a serem confirmados após a contabilização para apreensão e posterior devolução dos produtos aos verdadeiros proprietários. Ainda no galpão as equipes ligaram para as empresas e confirmaram que as cargas haviam sido roubadas em vários estados da federação, entre eles: Minas Gerais, São Paulo, Tocantins, Goiás, Piauí e Maranhão.
Seguindo nas investigações a equipe PRF se dirigiu para a BR 316 a fim de abordar caminhões suspeitos, e obtiveram êxito ao abordarem o caminhão baú VW/8.140 conduzido por um homem de 40 anos, este vindo de Teresina com destino a Caxias, após abertura do baú do veículo, que estava vazio, os policiais sentiram o forte odor de leite e perguntaram ao motorista o que ele havia transportado e o mesmo mentiu inicialmente informando que seria uma mudança mas não convenceu os policiais. Logo após o motorista confessou que tinha transportado Leite em Pó para a cidade de Teresina da mesma marca apreendida em Caxias.