As adesões à Carta às Brasileira e aos Brasileiros, em menos de dois dias no ar, já ultrapassaram a marca 160 mil signatários, no final da noite. Elaborado por um grupo de pessoas, especialmente Antigos Alunos da Faculdade de Direito da USP, o documento, a ser lido no Pátio das Arcadas em 11 de agosto próximo, convoca a nação para ficar alerta na defesa da democracia e do respeito ao resultado das eleições.
Pelo volume de signatários, o movimento ganha cada vez mais contornos. Nesta quarta-feira (27/07) foram instaladas, na Fachada e no Pátio do Prédio Histórico, faixas com a frase “Estado Democrático de Direito Sempre – Arcadas 11.08.22”.
Confiança do povo
A carta, em linha com momento atual de ataques ao sistema democrático, destaca que “Assistimos recentemente a desvarios autoritários que puseram em risco a secular democracia norte-americana. Lá as tentativas de desestabilizar a democracia e a confiança do povo na lisura das eleições não tiveram êxito, aqui também não terão”.
Para o diretor da Faculdade de Direito da USP, professor Celso Fernandes Campilongo, a democracia está em ameaça e é preciso que os atores do processo eleitoral tenham de depositar confiança na democracia.
“A Democracia não é uma preferência pessoal. É um valor constitucional. Toda nossa ordem jurídica é calcada na democracia. Não existe espaço para qualquer posição política ou ideológica antidemocrática no nosso sistema Constitucional”, diz.