A Casa do Divino, equipamento vinculado à Secretaria de Estado da Cultura (Secma), promoverá, todas as quartas-feiras, oficinas voltadas ao público estudantil de Alcântara e regiões adjacentes a partir do dia 20 deste mês. O nome da programação é Quarta do Divino.
O objetivo é ensinar e apresentar aos jovens da região sobre as tradições e particularidades da Festa do Divino, evento cultural da cidade. A participação dos estudantes se dá por meio do cadastramento das escolas pela casa de cultura.
As oficinas acontecerão pela manhã, para alunos na faixa etária entre 7 e 10 anos, e pela tarde, para estudantes entre 11 e 14 anos. Para o primeiro grupo, a programação contará com uma oficina de desenho temática, para que os alunos expressem graficamente o que entenderam sobre a Festa do Divino. Já para os mais velhos, será exibido um documentário e vídeos sobre a festa tradicional. Os dois grupos participarão de uma visita guiada, com a encenação de personagens importantes do Divino.
Segundo a assessora especial da Secma, Vanessa Leite, essa iniciativa é fundamental para o desenvolvimento turístico da região e para a apropriação cultural por parte da população.
“Essa ação tem como propósito fomento junto às escolas, estimulando a criança à valorização desse nosso patrimônio imaterial que é a Festa do Divino. É mostrar ao alcantarense que deve ser vivido todos os dias do ano e não somente no período da festa, já que é ela quem provoca o maior fluxo de Turismo. É provocar a iniciativa privada do trade turístico, é estimular a economia criativa dos artistas, fortalecer as manifestações populares, é enriquecer nosso estado com mais um produto de alta qualidade”, analisou.
Em janeiro, a programação deve estar aberta ao público, incluindo uma oficina de caixeiras do Divino.
Está prevista para realização em breve as oficinas de chocolate do divino, divino em marché e palestras temáticas.
Redes sociais
Também no dia 20 de novembro, a Casa do Divino iniciará as atividades das redes sociais institucionais, aperfeiçoando o contato com o público e aprimorando a divulgação das atividades do equipamento. Em breve, serão divulgados os perfis on-line.