A CBF e a Federação Maranhense de Futebol entregaram, no início desta semana, a ambulância do projeto Craques da Saúde destinada ao Hospital de Cuidados Intensivos, HCI, em São Luís (MA). O HCI foi o escolhido para receber o veículo por ser referência ao combate da pandemia do COVID-19 no Maranhão, além de contar com a unidade do Sistema Único de Saúde que mais recuperou pacientes no estado.
Segundo dados do governo estadual, desde a criação do hospital em abril de 2020, mais de 13 mil pessoas foram atendidas, entre ambulatório e internação hospitalar.
O FIAT Fiorino Ambulância foi doado em cerimônia que contou com a presença do Presidente da Federação Maranhense, Antônio Américo, representando a CBF ; do Secretário de Saúde do Estado do Maranhão, Carlos Lula, e do Diretor Clínico do HCI, Marcus Granjeiro. O automóvel possui equipamentos necessários para auxiliar no transporte e no tratamento de pacientes.
“A ambulância vai nos auxiliar no transporte dos paciente. Ela vai ajudar bastante, porque vai somar a outra ambulância que já temos. Assim como conseguir pegar os pacientes mais cedo nas UPAs e fazendo que tenhamos um menor tempo gasto, para assim melhor atendê-los”, falou Marcus Granjeiro, Diretor Clínico do HCI.
O Craques da Saúde é um projeto da CBF em parceria com as federações estaduais de futebol que contribuiu com a doação de 27 ambulâncias para hospitais de todo o país. Em cada estado brasileiro, a unidade do Sistema Único de Saúde (SUS) que mais recuperou pacientes da Covid-19 recebeu a ambulância.
As doações foram celebradas em jogos do Brasileirão Assaí 2020. A chave simbólica da ambulância do Hospital de Cuidados Intensivos de São Luis, por exemplo, foi entregue na partida entre Flamengo e Internacional, no Maracanã.