A primeira cirurgia com auxílio robótico para paciente do Sistema Único de Saúde (SUS) no Norte e Nordeste foi realizada em outubro último pelo Instituto do Câncer do Ceará (ICC). O procedimento foi realizado no Hospital Haroldo Juaçaba, no bairro Rodolfo Teófilo, em Fortaleza.
A plataforma de sistema cirúrgico robótico utilizada se chama Da Vinci e é reconhecida internacionalmente. Segundo o ICC, ela tem “alto desempenho na resseção de tumores” e servirá para uma “ampla gama de procedimentos”.
Cirurgias urológicas, ginecológicas, torácicas, de cabeça e pescoço, e abdominais serão facilitadas pelo equipamento. O primeiro procedimento conduzido pelo ICC foi uma cirurgia de prostatectomia radical laparoscópica Considerada uma das cirurgias mais desafiadoras da Urologia, é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo que remove a próstata e as vesículas seminais para tratar o câncer de próstata. associada a linfadenectomia estendida A linfadenectomia estendida é um procedimento cirúrgico que remove mais gânglios linfáticos do que a abordagem padrão. É indicada para pacientes com câncer de próstata que apresentam alto risco de recidiva e progressão da doença. .
O paciente em questão, Antônio Braga, de 70 anos, tem câncer de próstata e recebeu alta no dia seguinte à cirurgia. “Foi tudo muito rápido, já estou indo para casa feliz da vida!”, comemora o fortalezense.
“Quando soube que ia fazer a primeira cirurgia robótica me senti seguro e feliz, porque uma equipe completa cuidou de mim. Que Deus abençoe a todos”.
Urologista do Hospital Haroldo Juaçaba e coordenador do Programa de Cirurgia Robótica do ICC, Emanuel Veras foi o responsável por liderar a equipe cirúrgica, junto dos urologistas Gabriel Oliveira e Diego Capibaribe.