O poeta maranhense Celso Borges vai rodar o país como o Arte da Palavra, projeto do departamento nacional do Sesc. Celso Borges vai percorrer entre abril e agosto quatro estados: Bahia, Belém, Santa Catarina e Mato Grosso. O projeto Arte da Palavra agrega escritores, rappers, contadores de histórias e outros artistas da palavra com objetivo de promover o intercâmbio literário e formação de leitores. CB é autor de “O futuro tem o coração antigo”, poemas para a cidade de São Luís, entre outros livros como No Instante da Cidade (1983), Pelo Avesso (1985), Persona Non Grata (1990) e Nenhuma das Respostas Anteriores (1996).
O projeto chega a São Luís com duas programação: uma Roda de diálogos com Clotilde Tavares/RN e Samir Machado de Machado/RS no dia 05 de abril e a Oficina A Arte de Contar Histórias com Dorinha Timóteo/RN de 08 a 12 de abril, que já iniciou inscrição na Biblioteca Rosa Castro. Para garantir sua vaga basta apenas doar 01 kg de alimento não perecível.
A segunda edição do projeto contará com 70 participantes. Eles passarão por 79 cidades, dentro de uma programação que inclui cafés literários, oficinas de criação e apresentações artísticas, sempre tendo como pano de fundo a produção literária nacional.
O projeto oferece ações que atuam em toda a cadeia da literatura, incluindo a formação e a divulgação de novos autores, a valorização das diversas formas de produção e fruição literária, possibilitadas pela emergência de discursos periféricos e a utilização de novas tecnologias. Entre março e dezembro, serão realizados mais de 700 encontros, apresentações e oficinas.
O Arte da Palavra é desenvolvido a partir de três circuitos: autores, oralidades e criação literária. O primeiro reúne duplas de escritores para conversas sobre temas comuns às suas obras. O circuito oralidades tem como foco expressões verbais da palavra, como contação de histórias, performances e apresentações artísticas. Já a criação literária oferece oficinas com variados temas, como incentivo à prática do exercício das manifestações artísticas.
Este ano, o Arte da Palavra percorrerá todos os estados, em uma itinerância que proporcionará uma grande mistura de sotaques: os escritores viajarão sempre para estados diferentes de onde vivem, promovendo a diversidade em seu sentido mais amplo. No ano passado, na estreia do projeto nomes como Daniel Galera, Stella Maris Resende, Cidinha da Silva, André de Leones e Bruna Beber.