O fenômeno geológico ocorrido em Buriticupu, no Maranhão, está se repetendo de maneira parecida na cidade de Rolling Hills Estates (EUA), uma cidade de pouco mais de 8.000 habitantes a cerca de 30 milhas ao sul de Los Angeles, na Califórnia: casas são engolidas pela terra.
A causa do desastre está sendo investigada, enquanto as casas continuam lebtamente descendo um desfiladeiro. Pelo menos dezesses famílias forma deslocadas desde que o terreno começou a se mover e as casas deslizarem para a fenda. As casas ficavam localizadas no topo de uma colina.
“Não há nada que possamos fazer, me disseram, para impedir o que está acontecendo”, disse Hahn ao Los Angeles Times . “É por isso que é esperar para ver nesse ponto. Esperando que as casas caiam.”, diz Janice Hahn, a supervisora do condado de Los Angeles cujo distrito inclui Rolling Hills Estates.O conselho da cidade de Rolling Hills Estates, onde o movimento terrestre está acontecendo, planeja declarar estado de emergência.
Algumas autoridades especularam que a enxurrada de chuvas que atingiu a Califórnia no final do ano passado e no início de 2023 pode ter causado o deslizamento de terra. Mas ninguém saberá a causa exata até que um geólogo examine a terra que desabou em Peartree Lane.
Canions de Buriticupu
O município maranhense de Buriticupu tornou-se notícia nacional por conta das voçorocas, abismos e crateras que avançam sobre a cidade, desabrigando famílias e provocando mortes, pelo menos cinco registradas.
Entre a populaçãõ há cresça de que a cidade pode desaparecer. Criado em 1994, de acordo com o Censo 2022, a população do município encolheu pouco mais de 14% em relação a 2010 e conta com população de pouco mais de 55 mil habitantes.
No primeiro semestre de 2023, o governo federal decretou estado de calamidade pública no município maranhense.
Pesquisadores atribuem à atividade do agronegócio o causador do “fenômeno”. Fenômeno geológico igual também ocorre em uma cidade no Rio Grande do Sul, no Brasil.