O deputado maranhense Cleber Verde ( Republicanos) e mais outros parlamentares alinhados ao ex-presidente Bolsonaro e à extrema direita lançaram esta semana a frente parlamentar da Mineração Sustentável, formada por defendores da mineração e do garimpo.
Os parlamentares receberam o aval de grandes empresas como Vale, Mosaic Fertilizantes, Gerdau, AngloGold Ashanti, Anglo American, Hydro, Lundin Mining, Alcoa, BHP Brasil, entre outras mineradoras que enviaram representantes na cerimônia de lançamento no Congresso Nacional. Juntas elas detém 85% da grande mineração no Brasil.
Cleber Verde manteve negócios no Maranhão com a Vale na expansão dos negócios no estado. Na relação de integrantes da Frente está também a ex-candidata a presidência derrotada no pleito de 2022, Soraya Thronicke (União Brasil – MS), além de parlamentares do PSD, PP, MDB e PL.
A Frente é presidida por Zé Silva (Solidariedade/MG), aliado de Romeu Zema, governador de Minas Gerais e bolsonarista de primeira e última hora, que segue tocando um projeto abertamente pró-mineração em MG, como sempre foi praxe.
A lista de convidados da cerimônia de lançamento e o histórico do grupo de parlamentares indica que, por trás dessa pauta difusa, usando “sustentabilidade” no nome, temos a defesa escancarada para a expansão da mineração no Brasil e um discurso contra o garimpo que inclui ardorosos apoiadores do garimpo, como o senador Zequinha Marinho (PSC/PA).
É um caso aberto de lobistas da mineração que se juntam para garantir os benefícios do setor mineral, expandir a atuação de grandes empresas, manter os privilégios e tentar limpar a imagem de mineradoras, “manchadas” por Mariana, Brumadinho e pela expansão brutal do garimpo ilegal durante o governo Bolsonaro, apoiado por estes mesmos parlamentares.
É o lobPor mineral se realinhando no Congresso a partir do cenário modificado com o novo governo Lula. A nova Frente Parlamentar é um desdobramento, uma repaginada da Frente Parlamentar da Mineração que foi lançada em 2019 e que teve a sua constituição e funcionamento detalhado por este Observatório.
Com informações do Observatório da Mineração