A maranhense Rayssa Leal, 15, acabou com a discussão sobre a existência de apenas um verdadeiro campeonato mundial de skate. Por via das dúvidas, ela conquistou ambos. No ano passado, havia vencido a SLS (Street League Skateboarding), visto como um dos torneios mais importantes do circuito.
Neste domingo (5), ela promoveu a unificação dos títulos ao ganhar o Mundial de Street Skate. O evento aconteceu em Sharjah, nos Emirados Árabes.
A competição, a segunda a ser organizada pela World Skate, deveria ter acontecido em 2022 no Rio de Janeiro, mas foi cancelado. Rayssa havia ficado em terceiro em 2021.
Fadinha, como a maranhense de Imperatriz ficou conhecida após um vídeo seu andando de skate usando uma fantasia de fada ter viralizado em 2015, havia machucado o punho durante o treino na semana passada, durante as quartas de final da competição, mas mesmo assim conseguiu se recuperar e vencer o torneio.
Ela chegou a ser levada para o hospital, mas exames não detectaram nenhuma fratura. Mesmo assim, participou da rodada final com imobilização no local.
Nos Jogos de Tóquio-2020, aos 13 anos, Rayssa ficou com a medalha de prata, também na modalidade street. Isso fez dela a pessoa mais jovem a conquistar uma medalha para o Brasil em jogos olímpicos.