Por Marta Barros
Se depender da animação e da disposição da Corte formada pelo Rei Momo Orlando dos Santos (63 anos), rainha Dalva Maria de Oliveira (62 anos) e princesa Ednea de Almeida (61 anos) a folia carnavalesca tem sucesso garantido. Com extensa agenda iniciada desde o último dia 09, rei, rainha e princesa tem presença garantida no Carnaval até a a ‘Terça-feira gorda’ (04/03).
Nesta terça, a visita da Corte se dá no CAISI (Centro de Atenção ao Idoso), no Filipinho. Na quarta (27) é a vez do Baile do PAI, na Casa das Dunas (Litorânea, Calhau), onde os três representantes prometem agitar ao som da banda Mákina do Tempo. Nos três dias de Carnaval a corte se apresenta na Passarela do Samba.
Independente
Promovida pela iniciativa dos produtores independentes Amara Lucena e Robert Robson, a escolha da corte momesca da terceira idade acontece desde 2009. As inscrições são gratuitas e os requisitos são ter idade igual ou acima de 50 anos e apresentar atestado médico.
De acordo com Amara, as roupas são garantidas pela produção. “Damos dois trajes, a coroa e o cetro”. O transporte para a Passarela é garantido pela Sectur, diz.
Segundo a produtora, a corte vai a todos os eventos carnavalescos para os quais é convidada. “Nosso objetivo é fazer com que o Poder Público e a sociedade civil vejam a Corte como um incentivo para trabalhar políticas públicas para esse segmento. Acredito que já está começando”, comemora, citando os lugares especiais e cuidadores disponibilizados para idosos na Passarela no Carnaval 2019.
Confira a agenda da Corte Momesca
Dia 26/02, às 14:30 – CAISI (Filipinho)
Dia 27/02, às 15h – Baile do PAI (Casa das Dunas)
Dia 28/02, às 16h – Baile do CRAS
às 17h – SESC Deodoro
Dia 01/04, 15h – Casa Happy
Dias 02, 03 e 04, às 18h – Passarela do Samba