O advogado Cristiano Zanin, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o Supremo Tribunal Federal, STF, pulou os gabinetes dos senadores do Maranhão na rolé que fez ao senado nesta quarta-feira, 13, em busca de apoio no Senado para a vaga de ministro. Zanin visitou ao menos 20 gabinetes.
Os senadores Weverton Rocha (PT), Ana Paula Lobato (PSB) e Eliziane Gama (PSD) ficaram de fora do roteiro de beija-mão do indicado a ministro. Zanin teve reunião com a bancada do PSD, que não registrou a presença da senadora Eliziane. A bancada do PSD com 15 senadores, maior da casa, fechou questão em torno da aprovação de Zanin ao STF, de acordo com declaração do senador Otto Alencar (BA).
Cristiano Zanin tem pedido voto para senadores da base e também da oposição ao governo do ex-cliente, o presidente Lula. A sabatina de Zanin pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado, presidente pelo senador David Alcolumbre (União -AP), está marcada para o dia 21 de junho.
Há grande expectativa da participação do senador e ex-ministro de Bolsonaro, o ex-juiz da Lava Jato, Sérgio Moro, na sabatina de Zanin. Embora seja reconhecida por boa parte dos senadores como “favas contadas”, a aprovação de Zanin deve receber os votos unânime dos três senadores maranhenses.