Desde 2019 o número de homicídios tem sido crescente no mês de dezembro na região metropolitana de São Luís. Faltando oito dias para fechar o ano de 2022, a estatística oficial da Secretaria de Estado de Segurança Pública registra 18 assassinatos, sendo dois latrocínios (roubo seguido de morte). È o mesmo número de 2019 que nos dois anos subsequentes subiram para 30, em 2020, e 31 no ano passado.
No ano passado, foram 31 homicídios no último mês do ano. Todas elas por arma de fogo.
As mortes no trânsito na região metropolitana também aumentaram neste mês. No período entre 9 e 20 de dezembro foram 10 mortes, sendo três atropelamentos e os outros resultado de colisões. Metade das mortes ocorreram na BR-135 nos bairros do Maracanã, Tiribira, Vila Maranhão, Anjo da Guarda e Pedrinhas.
Julho, agosto e setembro foram os meses com mais homicídios em 2022: 29 homicídios registrados. Todos os 16 homicídios dolosos cometidos em dezembro segundo o relatório quantitativo da Secretaria de Segurança tiveram como vítimas pessoas do sexo masculino, com idade entre 18 e 57 anos. Quatro dessas vítimas tombaram na cidade de São José de Ribamar, na região metropolitana.