Pesquisa do Datafolha divulgada nesta quinta-feira, 12 de junho, diz que a avaliação do governo Lula tem indice de rejeição de 40% entre os 2.004 eleitores pesquisado pelo instituto da Empresa Folha. Entre os que avaliam o governo como regular, bom e ótimo, esse percentual vai para 59%, sendo que 28% acham ótimo ou bom o desempenho do presidente petista.
Após dois anos e meio do terceiro mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem cinco pontos percentuais abaixo o ex-presidente Jair Bolsonaro. No mesmo período, Bolsonaro era avaliado como ruim ou péssimo por 45% do eleitorado brasileiro em levantamento do mesmo instituto.
Desde José Sarney, tido como governo que demarca a democratização do país, Lula foi o presidente do Brasil que teve a menor avaliação negativa entre os oito presidente que ocuparam o Palácio do Planalto desde 1985. em seu segundo mandato como presidente Lula alcançou 69% de aprovação positiva, sendo que apenas 6% do eleitorado pesquisado desaprovou o petista. Foi a menor reprovação entre os presidentes e a maior aprovação da gestão, segundo levantamento de março de 2009.
A maior reprovação entre os presidente a partir da Nova República foi de Michel Temer, peemedebista que ocupou o lugar de Dilma Roussef (PT). A primeira presidente mulher do Brasil no primeiro mandato foi desaprovada apenas por 9% dos pesquisados pelo Datafolha.