“Chegou a hora de provar que a educação é prioridade, aprovando o novo Fundeb. É isso que queremos para o Brasil, para o Maranhão e para a nossa querida São Luís”, defendeodefende o deputado federal Bira do Pindaré (PSB), vice-líder do PSB na Câmara dos deputados, voltou a defender o Novo Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).
O parlamentar cobrou que a proposta seja colocada em pauta o mais urgente possível. Para ele, o Novo Fundeb é indispensável para a educação pública brasileira e representa mais de 63% dos recursos para educação, o que equivale a mais de R$ 157 bilhões.
O vice-líder foado PSBqPSB disse que caso o Fundo não seja votado, a educação pública paralisa e não conseguirá atender os milhões de brasileiros e brasileiras que dependem exclusivamente dela.
“É fundamental que a gente possa dar esse passo na construção de um Fundeb Permanente, que possa garantir a ampliação de escolas de tempo integral, que hoje representa apenas 17% das escolas brasileiras”, salientou.
Bira acrescentou ainda que os estados e municípios dependem da aprovação do Novo Fundeb . Segundo o deputado, a redução e até mesmo erradicação dos problemas sociais, ainda mais evidenciado pela pandemia, perpassa pelos investimentos em educação pública, gratuita e de qualidade, com acesso democratizado. Ele lembrou que a educação é o discurso fácil de todo candidato em eleição, quando diz que a classificam como prioridade.