“Os bandidos se apoderaram da presidência da República novamente”, afirmou o deputado estadual Yglésio Moyses (PSB) em discurso na tribuna durante o Grande Expediente da sessão legislativa desta terça-feira, 14, na Assembleia Legislativa do Maranhão. O parlamentar do Bloco Parlamentar Juntos pelo Maranhão, que reúne 25 dos 42 deputados do legislativo estadual, fez críticas contundentes ao governo do senador licenciado e ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.
Segundo Yglésio, a greve dos professores é um boicote ao governo Brandão promovido por sindicatos ligados ao PCdoB, um aliado que “esfaqueia pelas costas” . No entendimento do deputado, o governador Brandão “corrige uma injustiça histórica que vinha acontecendo no governo de Flávio Dino, quando os professores contratados não ganhavam o piso. “Agora finalmente, 9.200 mil contratados passarão a ganhar o piso, restituindo assim sua dignidade”. O deputado reconheceu que a medida alcança apenas 33 % da categoria.
O parlamentar disse ainda que o reajuste para professores e militares concedido pelo governo anterior foi para inglês ver, durante os últimos sete anos. Yglésio disse ainda esperar razoabilidade dos professsores efetivos que reivindicam reajuste de 14,94%, conforme portaria do Ministério da Educação. “Façam o possível para voltar o mais brevemente possível para as salas de aula, gente. Os alunos já estão vindo aí de anos de pandemia, de atraso educacional”, apelou o deputado socialista.