A presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, desembargadora Angela Salazar, foi eleita na sexta-feira, dia 5 de agosto, vice- presidente do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel). Também integram a nova comissão executiva os desembargadores Roberto Maynard Frank (Bahia) como presidente e José Paulo Calmon (Espírito Santo) como secretário.
A eleição foi realizada durante o 78ª Encontro do Colégio, que reuniu os presidentes da justiça eleitoral em Salvador. Acompanharam a presidente Angela Salazar a juíza auxiliar da presidência, Rosângela Prazeres, o diretor-geral, Hebert Leite, e a coordenadora de Comunicação, Danielle Cavaignac.
78ª Coptrel
O encontro realizado no Hotel Wish, em Salvador, teve início na quinta, 4 de agosto, com reuniões setoriais de diretores-gerais e assessores de comunicação. Já no dia 5 de agosto contou com a presença do presidente do TSE, ministro Edson Fachin, que destacou a importância de articulação entre o TSE e os Regionais, pontuando questões essenciais ao pleito.
“A Justiça Eleitoral brasileira, a serviço de aproximadamente 156 milhões de eleitores está preparada para realizar a organização logística do pleito e assegurar que a vontade popular se manifeste de modo livre e consciente, por meio do voto”, afirmou o ministro.
As discussões do Coptrel foram norteadas pelo enfrentamento à desinformação, estratégias relacionadas à pandemia e segurança nas eleições.
Antes, presidentes, diretores-gerais e assessores participaram na sede do TRE-BA do Seminário “Eleições Gerais 2022, Democracia e Transparência”.
Diretores-Gerais
O diretor-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Rui Moreira, conduziu os debates que, dentre outras pautas, trataram de questões relativas ao fundo partidário, ética e transparência, organização da votação, teste de integridade dos sistemas, além da convocação de mesários. Os diretores-gerais debateram ainda questões ligadas à segurança das eleições e logística do pleito, em especial no que se refere ao transporte das urnas eletrônicas.
Assessores de Comunicação
Foram tratadas ações estratégicas para o período eleitoral, principalmente às de enfrentamento à desinformação; cobertura e atendimento à imprensa no dia do pleito, bem como as campanhas informativas voltadas aos eleitores que deverão acontecer até as eleições. Os assessores discutiram sobre a minuta de Resolução da Política Nacional de Comunicação que contempla a estruturação das assessorias para atuarem de forma integrada, abarcando as principais competências da comunicação pública, principalmente no ambiente digital.
Sobre o Coptrel
O COPTREL, fundado em 16 de setembro de 1995, em Florianópolis (SC), é uma entidade de sociedade civil sem fins lucrativos, de âmbito nacional, que tem como objetivo discutir e buscar soluções para questões pertinentes à Justiça Eleitoral e ao fortalecimento da democracia no Brasil. O Colégio é integrado por desembargadores presidentes de TREs.
Fonte: TRE-BA com edição