“Mais do que problemas com a intensidade das chuvas o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes no Maranhão enfrenta problemas estruturais”, afirma o superintende do DNIT no estado, Glauco Henrique Silva, em entrevista à Central de Notícias Brasil.
Em 2023, o Departamento contará com um dos maiores orçamentos destinado ao Maranhão nos últimos oito anos. O órgão do Ministério dos Transporte contará com R$ 450 milhões para manutenção das rodovias federais no Maranhão. O volume é considerável e será aplicado nos serviços constantes, não sendo em obras conclusivas.
“Costumo comparar a manutenção à limpeza da nossa casa, que deve ser feita todos os dias. Temos conseguido trabalhar a parte de prevenção, com alguns êxitos”, acredita o superintendente. Segundo Glauco Henrique tem sido muito difícil manter as rodovias federais em situação razoável de tráfego diante do volume de recursos disponibilizado.
O superintendente enxerga um horizonte bastante positivo para este ano. “Vamos iniciar a restauração de um trecho muito importante para o estado do Maranhão na BR-135, com pavimentação de concreto. Acredito que este será um marco para nossas rodovias”, enfatiza o dirigente do DNIT-MA.
Com extensão de 620 quilômetros no Maranhão, ligando as regiões Nordeste ao Norte, a BR-316, uma das rodovias mais importantes do país, tem concentrado pontos críticos em trechos próximos às cidades de Pio XII, Zé Doca e Araguanã. “Nesses pontos temos alguns problemas de drenagem, devido à aglomeração urbana próxima à rodovia, que acaba fazendo com que ela se torne mais frágil”, explica Glauco.
O DNIT- MA contratou recentemente os serviços para o trecho entre Zé Doca e Bacabal, um dos mais críticos da rodovia federal. “Acredito que nos próximos dias teremos condições de atuar muito fortemente
O superintendente reconhece que alguns trechos das rodovias federais a situação é crítica. Ele cita o caso das BR-316, BR-010 e BR-135. Pelas suas previsões, para manter as rodovias em boas condições, seria necessário um orçamento médio de R$ 250 milhões durante pelo menos duas décadas.
Em 2022, o orçamento do DNIT-MA foi de R$ 260 milhões, muito superior ao ano anterior quando recebeu apenas R$ 40 milhões para investimento em 3,2 mil quilômetros de rodovias que cortam o Maranhão.
Em relação às informações sobre as condições das BRs no Maranhão, o superintendente Glauco Henrique afirma que tem sido eficiente na prestação do serviço essencial. “As interrupções que tiveram foram resolvidas dentro de no máximo 24 horas, de forma que não gerou maiores transtornos além dos inevitáveis”, ressalta.