Em entrevista à TV Mirante (Canal 10 – Globo), nesta sexta-feira, 3, o deputado federal Duarte Jr. (PSB) disse que descartou fazer parte da equipe do governador Carlos Brandão (PSB) porque uma das condições era de que não fosse candidato nas eleições de 2024. Duarte Jr. é virtual candidato a prefeito de São Luís nas próximas eleições municipais.
A condicionante de Brandão não excluiu apenas Duarte da equipe do governo do Maranhão, mas deixa de fora da corrida eleitoral os secretários de Estado de Saúde, Tiago Fernandes, e o da Cultura, Paulo Victor.
Victor se licenciou da presidência da Câmara na quarta-feira, 1º de fevereiro, para assumir no sábado, 4, a secretaria de Cultura na equipe de Brandão, mas tem a cadeira de presidente da Mesa Diretora da Câmara de São Luís o garantida por uma manobra política que modificou o regimento do legislativo municipal.
Ex-secretário de Saúde de São José de Ribamar, entre 2017 e 2020, o advogado Tiago Fernandes aparece como um dos prováveis candidatos a disputar a prefeitura de São José de Ribamar nas eleições do próximo ano. É titular da Secretaria de Estado de Saúde desde abril de 2022.
A condicionante do chefe do Executivo também excluiu o ex-deputado federal Bira do Pindaré, que toma posse neste sábado, 4, como secretário de Agricultura Familiar.