Duas chapas de médicos do Maranhão concorrem na eleição do Conselho Federal de Medicina. O processo de votação virtual se iniciou nesta terça-feira, 6 de agosto, e segue até quarta-feira, 7 de agosto, entre 8 e 20 horas. Estão concorrendo a Chapa 1 que tem como titular o médico Nailton Jorge Lyra (1686-CRMMA) e suplente Leopoldina Milanez da SIlva Leite (3045/MA) e pela Chapa 2 como titular Eular Nicolau Sauaia Filho (6348-MA) e suplente Daniel Nery de Oliveira (6244-MA).
São Luís tem 4.789 médicos aptos a participar do processo eleitoral, segundo estatísticas do CFM. Pouco mais de 3, 4 mil médicos atuam no interior do Estado que tem uma das menores densidades de médicos do país.
Ex-presidentes do Conselho Federal de Medicina tem expectativa de que a eleição para conselheiros romova a despolitização da instituição. Chapas identificadas com a atual gestão da CRF foram formadas por médicos ue defenderam a utilização de remédios sem eficácia comprovada no combate à Covid-19. Eles contam com apoio de figura enfileiradas ao bolsonarismo como o empresário Luciano Hang.
Esse grupo é visto como de grande perigo para a classe, descumpridores do código de ética que baliza o exercício profissional.. Segundo Waldir Paiva Mesquita, que foi presidente do CFM de 1994 a 1999, a atual eleição tem caráter primordial e não só a classe médica deveria estar preocupada com ela, mas a sociedade como um todo.