A presidente nacional do PT, deputada Gleize Hoffmann, deve participar do encontro estadual do partido no Maranhão que acontece nos dias 4 e 5 de agosto em São Luís (MA). Nas agendas que tem cumprido em todo país, a presidente do PT vem debatendo, com filiados militantes e políticos do partido, a gestão do presidente Luiz INácio Lula da Silva no terceiro mandato iniciado em janeiro de 2023. Gleise Hoffmann também tem tratado sobre a organização do partido para as eleições municipais de 2024.
No Maranhão o debate em torno das eleições municipais deve confirmar a tendência do partido em não lançar nome do partido a candidato a prefeita, mas no interior do partido está praticamente decidido que a diretor do Iema, Instituto de Educação do Maranhão, Criciele, vai compor a chapa do candidato lançado pelo PSB. O deputado federal Duarte Jr. esteve conversando com a direção estadual do PT para falar sobre alianças. PT integra a Federação Brasil da Esperança, formada ainda pelo PCdoB e PV, comandada no estado pelo ex´deputado Adriano Sarney.
Na semana passada por unanimidade o Supremo Tribunal Federal rejeitou a denúncia contra a deputada federal Gleise Hoffmann e do ex-marido, Paulo Bernardo, ex-ministro do Planejamento, de integrarem uma organiuzação criminosa nos governos anteriores do PT.
No mês de julho, o Partido dos Trabalhadores seguirá realizando os encontros regionais. No dia 1º de julho, a regional metropolitana realiza encpontro em Paço do Lumiar; continua a agenda no dia 2 em Barreirinhas pela regional Munin -Lençois. No dia 8 de julho os encontros serão retomados pela regional do Sertão Sul, em Balsas; e finalmente encerra no dia 9 em Imperatriz, reunindo petistas da regional do Tocantins.