Segundo apuração da rede CNN, o entorno de Jair Bolsonaro (PL) trabalha com um cronograma de que o julgamento do ex-presidente seja concluído em setembro e que, portanto, ele deva estar preso já em 2025.
O cenário vem sendo tratado nos bastidores do núcleo bolsonarista como um “massacre” do Supremo Tribunal Federal (STF). A expectativa do entorno do ex-presidente é de que ele esteja preso em oito meses. A rede de comunicação se presta a fazer um comparativo entre as denúncias de tentativa de golpe comandada por Bolsonaro e o chamado mensalão.
Esse cenário faz com quase avalie um giro internacional tal qual a defesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez para denunciar ao mundo o que considerou um julgamento excepcional.
Bolsonaristas esperavam que o processo seria acelerado, mas que da forma como está sendo conduzido, não há qualquer interesse da Corte em ser discreta no caso. Apontam atropelo no rito, consideram atípicos os movimentos do processo na Suprema corte.
Os aliados do ex-presidente pensam em realizar um giro internacional para angariar apoios e enunciar a excepcionalidade do processo. Em 2022, o colegiado acabou reconhecendo que houve irregularidades no julgamento do ex-presidente Lula.