Autor de Cinzas do Norte e Relato de um certo Oriente, o escritor amazonense Milton Hatoum foi eleito nesta quinta-feira (14/8) para a Academia Brasileira de Letras (ABL). Hatoum foi eleito com 33 dos 34 votos para a cadeira 6, que era ocupada pelo jornalista Cícero Sandroni, morto em junho.
O escritor foi eleito quase que unanimemente em uma eleição que não durou nem 30 minutos. Entre os candidatos concorrentes estavam Eduardo Baccarin-Costa, Cezar Augusto da Silva, Antônio Campos e Paulo Renato Ceratti. A candidatura do amazonense, nascido em Manaus em 1952, se tornou realizada após uma conversa com a também imortal Ana Maria Machado que, junto com outros amigos do escritor, precisou convencê-lo a aceitar ser candidato.
Milton Hatoum é um dos nomes mais importantes da literatura contemporânea brasileira. Ganhador de cinco Prêmios Jabutis, Prêmio São Paulo de LIteratura, Prêmio Oceanos e Prêmio Portugal Telecom, ele escreve romances nos quais costuma misturar as próprias memórias com ficção.